fbpx

Como lidar com pessoas difíceis … tem de todos os tipos: As que falam muito, as que falam pouco, as egoístas, as que não se posicionam, as que não sabem escutar, as que não querem escutar, as mandonas, as submissas, as orgulhosas, as chatas e por ai vai.

Eu gostaria muito de te dar uma formula mágica. Um sprayzinho. Discreto, incolor e inodoro, basta você tirar do bolso, borrifar na pessoa e pronto, ela magicamente se torna mais agradável e fácil de lidar.

Infelizmente, enquanto não desenvolvem este produto, vou ajudar com 5 dicas de como lidar melhor com pessoas difíceis. Elas não tratam de mudar o comportamento dos outros, mas sim de mudar o seu próprio comportamento frente a essas pessoas:

#1 – Talvez você também seja difícil:

Analise como você lida consigo mesmo enquanto lida com a pessoa difícil. Foque em 3 pontos: O que você pensa sobre a pessoa mas não fala, como você reage aos estímulos que esta pessoa desperta em você e qual é a sua predisposição usual ao iniciar um diálogo com esta pessoa. Pode ser que você chegue à conclusão de que seus pensamentos e crenças sobre a pessoa não estejam ajudando em nada a lidar melhor com ela.

Quem? Eu?!

#2 – Procure pelos gatilhos:

Analise quais são os aspectos do relacionamento que funcionam como um gatilho para o que você acha difícil. Em outras palavras, identifique claramente o que torna difícil o relacionamento com a pessoa. Se você conseguir trazer isso para a consciência, vai ficar mais fácil trabalhar com a sua reação e com as emoções geradas ao lidar com a pessoa difícil. Mais ainda, começar a notar um padrão em todas as pessoas com as quais acha difícil lidar e isso pode te dar a oportunidade de trabalhar neste tema.

#3 – Mude seu comportamento interno:

Quando você identifica o que torna o relacionamento difícil, chega a hora de verificar se tem comportamentos internos que tornam o processo ainda mais difícil. Por exemplo: Vamos supor que você ache difícil lidar com a Bonifácia porque considera que ela é rude e agressiva. Refletindo, nota que todas as vezes que conversa com ela, já espera de antemão uma grosseria e, por isso, tem o comportamento de interpretar qualquer coisa dita em tom neutro como uma ofensa potencial.

ih, lá vem…

Se a mesma frase no mesmo tom fosse dita por outra pessoa, você talvez até tivesse uma interpretação diferente, mas como se trata dela, então já pré-julga negativamente o que ela diz. Neste caso, o comportamento interno está criando dificuldades.

#4 – Mude seu comportamento externo:

Algumas vezes a insatisfação e a frustração de lidar com pessoas difíceis fica apenas no nível interior. Em outras, pode ser que o seu próprio comportamento de reação esteja contribuindo para a situação difícil. Carlos por exemplo, pode ser aquela pessoa competitiva, que sempre quer te mostrar que ele é quem de fato vive com dificuldades.

Você não pode reclamar de nada na frente dele que ele vai achar algo ainda pior para te contar e desvalorizar o que você disse.

eu ganhei.

O problema é que, ao invés de evitar reclamar na frente dele, você faz o oposto, sempre que ele traz um problema maior, você aumenta a gravidade do seu e entra em um verdadeiro leilão de problemas. Às vezes o nosso comportamento externo pode ser o gatilho que desperta no outro a característica que o torna difícil de lidar. Se esta for o caso, avalie o que você pode mudar no seu comportamento para ajudar na situação. Esta mudança pode ser, por exemplo, chamar a pessoa para uma conversar e expor o seu incômodo.

#5 – Esteja energizado:

É fato, se você estiver em um dia com uma alta carga de estresse, seu controle de impulsos vai estar menor e você ficará muito mais suscetível aos comportamentos das pessoas que são difíceis de lidar. Se você pretende colocar em prática todas as 4 dicas anteriores, saiba que a chance de dar certo é muito maior se você estiver calmo e sereno. Se por exemplo você evita falar com a pessoa difícil logo pela manhã e vai adiando a conversa até o ponto em que não pode mais esperar, quando vai falar com ela ao final do dia já está cansado e com menos paciência. As chances de que sinta ainda mais dificuldade de lidar com elas são maiores. Se possível, espere por um momento em que esteja energizado para ter todo o autocontrole que precisa para mudar o seu próprio comportamento e modo de pensar.

E aí, que tipo de pessoa você considera difícil de lidar? Tem alguma dica de como lidar com pessoas difíceis? Coloque nos comentários!!

Abraço e até a próxima!