fbpx

As vezes temos dificuldade com a nossa expressão emocional. Pode ser porque não compreendemos o que estamos sentindo, pode ser porque não saibamos regular bem a intensidade ou o como se expressar e ainda, pode ser porque não temos uma oportunidade para isso.

Bem, existem várias coisas que podem ser feitas para desenvolver todas essas barreiras à expressão emocional. Todas precisam ser trabalhadas para que possamos ter maior capacidade de criar e manter relacionamentos e para que possamos desenvolver mais resiliência. Hoje, vou te mostrar um pequeno atalho: Cante!

Sim, use o cantor que existe dentro de você para extravasar emoções que possam estar ai, represadas.

Um pouco mais adiante eu vou passar uma lista de músicas que podem ajudar a colocar emoções para fora.

Usar a música funciona para expressar emoções contidas porque:

  1. Quebramos a barreira da dificuldade de expressão por que não somos nós que criamos as palavras (mas nós as utilizamos a nosso favor). Exemplo: algumas pessoas podem ter dificuldade de falar “Eu te amo” mas não terão dificuldade de cantar uma música que tenha essa frase.
  2. Podemos usar as sensações que a música traz para nos ajudar a “sintonizar” o que estamos sentindo. Aqui vai o exemplo: Já aconteceu de você estar focado em alguma atividade e de repente começa a tocar uma música perfeita para aquele momento? A música parece ter sido escolhida para a trilha sonora da sua vida naquele instante. Às vezes você não consegue nomear o que está sentindo mas consegue sentir muito mais fácil se a música está representando o seu estado emocional naquele momento.
  3. Cantar te dá a oportunidade perfeita para extravasar: Pode ser que você esteja com uma irritação muito forte por algo que uma pessoa te fez. Você não precisa esperar pela oportunidade da pessoa aparecer na sua frente para só então extravasar. Coloca uma música e vai cantar a sua irritação, se livra disso e depois mais leve tome decisões melhores
  4. Você não precisa ter vergonha de cantar. Podemos sentir em determinados momentos vergonha e timidez de expressar emoções como: medo, raiva, contrariedade, alegria e satisfação. Bom, você pode extravasar isso cantando e se tiver vergonha de cantar, cante no chuveiro!

É isso, simples assim.

Claro, essa técnica não resolve todos os problemas de consciência e expressão emocional mas dá um belo alívio para quem precisa extravasar.

Da próxima vez que tiver dificuldade de expressar algo, procure uma música que represente o que sente e cante bem alto!!!

E conforme o prometido, aqui vão algumas sugestões de músicas que podem ajudar a extravasar emoções. Peço aqui a sua ajuda: coloque nos comentários mais sugestões de músicas que ajudam a expressar emoções e vamos contribuir com essa playlist de inteligência emocional.

Grande abraço, boa cantoria e se puder, nos siga nas redes sociais. Os links estão logo ai, no menu lateral.

Playlist da Inteligência Emocional:

Confiança /Vitória : U Can’t Touch This – MC hammer

Solidão/Melancolia: All by myself – Eric Carmen

Alegria / : Happy – Pharrell Williams

Irritação / Raiva : Qualquer rock pesado cuja letra você conheça.

Sarcasmo: Fuck you – Lilly Alen (é o nome da música… fazer o quê?)

Carinho / Amor: All you need is love – Beatles

Otimismo: Best Day of My Life – American Authors

E você, o que sugere?