Este artigo contém tudo o que você precisa saber sobre a inteligência emocional. Olha só:
1 – O que é inteligência emocional ?
Inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções nos contextos individual e social. E como consequência dessa capacidade, a pessoa vive bem e equilibrada, lidando de maneira saudável consigo mesma, com as coisas que acontecem no exterior e com relacionamentos.
Recentemente ouvimos do Daniel Goleman, grande escritor da área, a seguinte definição:
Inteligência Emocional é a ligação suave entre o emocional e o racional. É quando ambos operam coordenadamente.
E como conseguir esta ligação coordenada entre racional e emocional?
2 – Pilares da inteligência emocional
3 – Benefícios de desenvolver inteligência emocional
Duas pessoas chegam em uma festa juntas. Estão no mesmo lugar, sob as mesmas circunstâncias e mesmo assim, podem se sentir diferentes. Uma pode se sentir muito segura e confortável no ambiente, logo agindo de maneira natural. A outra pode se sentir desconfortável, intimidada e agir se sentindo sob pressão, julgada ou analisada.
4 – É possível então aumentar a inteligência emocional?
Basta praticar.
5 – Você está pronto para desenvolver inteligência emocional?
Para isso é preciso estar pronto para a mudança. Será que você está pronto? Responda a essas perguntas:
1 – Motivação:
O que você está perdendo ou quer conquistar que será possível com maiores habilidades da I.E.? Isso é capaz de despertar em você uma vontade de mudar?
2 – Abertura:
Você está aberto a questionar-se, aumentar seu autoconhecimento e comportar-se de forma diferente?
3 – Técnicas:
Você prefere o autodesenvolvimento ou busca acelerar resultados usando técnicas e métodos validados para aumentar sua inteligência emocional? Se você conseguiu responder a essas 3 perguntas, provavelmente já tem claro na sua cabeça se precisa ou não buscar mais conhecimento.
Vamos falar um pouco então de como funciona o processo de desenvolver inteligência emocional?
6 – Processo para desenvolver inteligência emocional
- Quando uma pessoa faz uma reflexão, ela torna consciente uma necessidade que poderia não estar aparente ainda
- Ao perceber os impactos que isso tem na vida, a pessoa se motiva a fazer algo a respeito
- A pessoa ganha clareza sobre o que precisa mudar.
Quando a necessidade de mudança está clara, então chega a hora das atividades de ação. Elas são criadas para:
- Ter o nível adequado de dificuldade: Nem muito fácil nem desafiador demais
- Serem práticas: Se não der para encaixar no dia-a-dia, não funciona.
- Oferecer repetição: A prática leva à perfeição.
7 – Modelo de inteligência emocional criado por Daniel Goleman
nós como adultos, se não conseguimos enxergar como utilizar e colocar em prática, não conseguimos de fato nos motivar a entender e aplicar o conhecimento.
8 – As habilidades que compõe a inteligência emocional
As habilidades são:
PILAR DE FORÇAS INTERIORES
- Consciência emocional: Habilidade de entender, processar e identificar uma ou mais as emoções presentes e seus efeitos no corpo e na mente – Permite que a pessoa entenda o que está se passando com ela.
- Autoestima: Habilidade de sentir-se bem consigo mesmo, confiar em si mesmo e aceitar-se da maneira que é – Permite que a pessoa sinta-se bem com sua forma de ser, seja ela qual for.
- Senso de Propósito: Habilidade de definir e perseguir objetivos relevantes para sua realização pessoal – Permite que a pessoa se oriente a buscar realizações.
- Independência: Habilidade de gerenciar de maneira independente como emoções alheias impactam nas suas próprias decisões – Permite que a pessoa aja de maneira independente.
PILAR DE LIDAR COM O EXTERIOR
- Controle de Impulsos: Habilidade de controlar suas reações frente as suas próprias emoções – Permite que a pessoa se autocontrole e decida quais reações quer ter
- Flexibilidade: Habilidade de gerenciar as emoções que surgem frente a eventos inesperados – permite que a pessoa se adapte ao imprevisível
- Teste de Realidade: Habilidade gerenciar suas emoções ao interpretar cenários e observar a realidade – Permite que a pessoa enxergue a realidade de maneira objetiva mesmo com emoções envolvidas
- Resiliência: Habilidade de lidar com as emoções que surgem frente a eventos adversos, restaurar sua motivação e bem estar – Permite que a pessoa se recupere de situações adversas
PILAR DE RELACIONAMENTOS
- Empatia: capacidade de entender e apreciar emoções dos outros, sem emergir nelas e sem efetuar julgamentos – permite que a pessoa consiga se colocar no lugar da outra (racionalmente e emocionalmente)
- Expressão Emocional: capacidade de comunicar as emoções que sente, de maneira adequada e assertiva – permite que a pessoa comunique suas necessidades e emoções com clareza
- Relacionamentos Interpessoais: capacidade de criar e manter relacionamentos saudáveis – permite que a pessoa consiga viver no ambiente social relacionando-se de maneira saudável com outras pessoas.