fbpx

Você tem uma rede de apoio com que possa contar? Faz parte da rede de apoio de alguém?

Ter uma rede de apoio significa poder contar com as pessoas nos momentos ruins e também nos momentos bons. Para que ela exista é necessário o desenvolvimento de relacionamentos mutuamente satisfatórios.

É curioso, nos preocupamos em criar novos relacionamentos e muitas vezes podemos acabar esquecendo de perguntar se é preciso tomar alguma ação para nos tornarmos melhores amigo(a)s/companheiro(a)s/pais/mães/chefes. Em outras palavras, fortalecer relacionamentos que já existem.

Um dos pilares de se ter uma vida cheia de bem-estar é ter uma rede de apoio mutuamente satisfatória e, para isso, é preciso cultivar com muito carinho e atenção os relacionamentos que já conquistamos.

É por isso que na Academia de Inteligência Emocional estamos sempre estudando, pesquisando e validando novas práticas para que você possa cada vez mais melhorar seus relacionamentos interpessoais. E, foi na Convenção de Inteligência Emocional 2018, que Marshall Goldsmith, o coach nº1 do mundo, nos deu uma dica preciosa:

Pergunte para as pessoas de sua rede de apoio:

O que eu posso fazer para ser um melhor amigo(a)/companheiro(a)/pai/mãe/chefe?

Com essa simples pergunta você conquista muitas coisas. Além de mostrar que você realmente se importa com aquele relacionamento, você terá a chance de tomar pequenas ações para melhorar o relacionamento e, ao comprometer-se com essas ações você irá se tornar uma pessoa cada vez melhor e mais satisfeita consigo mesma. São várias as competências da inteligência emocional desenvolvidas nesse pequeno exercício: empatia, relacionamentos interpessoais, resiliência, consciência emocional e autoestima. É uma simples ação, mas com resultados poderosos!

Bom, a ciência é unanime em termos de relacionamentos.

Sentir que existe alguém com quem podemos contar é muito importante para o bem-estar e, com o apoio, nos recuperamos mais rápido de eventos adversos. Claro, sentir-se apoiado e confortado nos momentos difíceis é primordial para a nossa resiliência e para aumentar a nossa sensação de conforto e segurança. Estudos também mostram que quando alguém de nossa rede de contato passa por uma situação adversa nos sentimos compelidos a ajudar e isso é benéfico para quem ajuda e para quem é ajudado.

Então você já sabe que é importante cultivar seus relacionamentos para que eles se tornem mutuamente satisfatórios, sabe que é importante receber e dar apoio nos momentos difíceis e que precisa perguntar à sua rede de contato o que pode ser feito para melhorar o relacionamento. Tudo isso resultará em maiores níveis de bem-estar e felicidade.

Sabia que existe uma forma muito efetiva de tornar relacionamentos ainda mais fortes?

Um estudo conduzido na Universidade da California por Shelly Gable mostrou que são as interações e apoio que recebemos nos momentos bons e felizes que de fato fortalecem um relacionamento. Isso acontece pois as interações em momentos positivos promovem emoções positivas e já sabemos que quando cultivamos emoções positivas nos sentimos cada vez melhor!

Então, para fechar esse post:

As dicas da AIE para que você possa construir uma rede de apoio muito forte

  1. Esteja presente nos momentos ruins, mas também nos momentos alegres
  2. Pergunte-se todo dia o que você pode fazer para ter relacionamentos melhores
  3. Pergunte para os outros o que você pode fazer para melhorar o relacionamento
  4. Não tenha medo de ouvir as respostas, você crescerá muito com esse processo
  5. Comprometa-se a fazer pequenas mudanças baseado nas respostas que você obteve

Você verá que o importante não é a quantidade de mudanças que você conseguirá fazer, mas sim o comprometimento com pequenas ações que tornem seus relacionamentos cada vez mais fortes.

Excelente final de semana e até a próxima!