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Você sabia que a prática da atenção plena pode ter um impacto muito positivo no seu bem-estar emocional?

Bom, prestar atenção aos seus pensamentos, sensações e emoções, que é o objetivo principal da atenção plena, é uma forma muito eficaz de aumentar sua consciência emocional, treinar seu controle de impulsos, seu teste de realidade e muitas outras habilidades da inteligência emocional. E a consequência disso é uma maior habilidade em se sentir bem.

Mas saiba que não é um prestar atenção qualquer. É prestar atenção naquele pensamento, naquela sensação ou naquela emoção da forma como eles realmente são, sem julgamentos.

É observar o pensamento e deixá-lo ir embora ou decidir mantê-lo se essa for a sua vontade.

Mas como fazer isso?

Falando dessa forma, parece algo que apenas pessoas que dedicam a vida inteira à essa prática conseguem alcançar… como se fosse preciso algum poder especial…

Calma, pode se tranquilizar!

Desenvolver o seu foco e a sua atenção da forma como eu descrevi é possível e não é coisa de yogi, monge ou jedi. Basta você praticar, ser paciente e persistir sempre que se pegar divagando ou criando alguma “historinha” sobre algo que você observou. Sim, é preciso praticar e, muito, mas os resultados aparecem rápido.

Por falar em divagar, um estudo feito em Harvard aponta que passamos 47% do tempo que estamos acordados divagando. Isso significa quase metade da nossa vida! Isso mesmo:

Passamos quase metade da vida perdidos em pensamentos sem ao menos nos darmos conta disso!

Então, para se sentir cada vez melhor, é preciso garantir que, em um momento de divagação, pensamentos bons, produtivos e agradáveis aconteçam. Afinal, não tem lógica nenhuma colocar foco e atenção naquilo que não se quer e que não irá ajudar, não é mesmo?

Agora pense comigo, isso tem tudo a ver com atenção plena!

Se você desenvolve sua capacidade de prestar atenção aos pensamentos como eles realmente são, sem julgar ou remoer e, ainda, consegue deixá-los ir ou mantê-los de acordo com a sua vontade, você consegue povoar sua mente somente com o que te faz bem!

Veja que maravilha!

Eu estou no presente. E a minha mente?

Outro fato interessante é que apesar de vivermos no presente, nossa mente nem sempre está conosco. Parece estranho esse tipo de comentário, mas ele é verdadeiro. Você já percebeu que muitas vezes quando estamos perdidos em pensamentos, estamos remoendo algo do passado ou nos preocupando com algo que ainda nem aconteceu? Esse tipo de comportamento mental é bastante maléfico ao bem-estar e treinar a atenção plena ancora nossa mente no momento presente.

Opa, então temos aqui uma…

…excelente dica para aumentar nosso bem-estar:

Praticar a atenção plena fortalece nossa mente para que possamos cada vez mais desenvolver nossa habilidade de nos sentirmos bem!

Tenha isso em mente e comece agora a prestar atenção de maneira plena e viva o agora!

Deixo algumas dicas finais que você pode usar para começar a desenvolver a sua capacidade de focar e prestar atenção:

  1. Comece com exercícios bem simples como prestar atenção de maneira atenta às atividades que você faz automaticamente como tomar banho, comer ou ir ao trabalho. Tente perceber tudo o que você faz, o ambiente a sua volta, quais sensações e estímulos o seu corpo recebe. Lembre-se de sempre prestar atenção sem julgar e, simplesmente, mantenha sua mente no momento que você está observando e sempre que perceber que está divagando, o que é perfeitamente normal, volte gentilmente a sua atenção à atividade que está fazendo. É um exercício simples, mas que requer prática, muita paciência e persistência.
  2. Existem alguns exercícios de meditação como o escaneamento do corpo ou a respiração em três tempos que, se praticados diariamente, trazem excelentes resultados. O melhor é que eles não duram mais do que 10 minutos e você pode fazê-los a qualquer momento. Existem muitos autores, professores e mestres em atenção plena e os livros que cito a seguir são os que eu mais gosto. Eles têm alguns exercícios guiados e mais informações sobre atenção plena caso você queira desenvolver ainda mais a sua capacidade de sentir-se bem!

Livros sobre atenção plena:

  • Busque dentro de você – Chade-Meng Tan
  • Atenção plena para iniciantes – John Kabat-Zinn

Excelente semana e até a próxima!